BURITI BRAVO REUNIU CERCA DE 100 PESSOAS NO FÓRUM DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL, REALIZADO NESTA TERÇA-FEIRA (15), NA CÂMARA.

O II Fórum Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, organizado pela Prefeitura de Buriti Bravo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente(CMDCA), reuniu a sociedade local e autoridades do município na manhã desta terça-feira dia 15 de maio no prédio da Câmara.
Na abertura do evento o prefeito Cid Costa reforçou a importância de conhecer e debater o tema. “É necessário criar espaços protetivos, onde a criança e o adolescente frequentem, assim como, que as secretarias e demais segmentos se unam para proteger e atender esses jovens de forma sensível e atenciosa”. Disse o prefeito.
O tema do fórum não poderia ser diferente: Desafios da Problemática no Território de Buriti Bravo: garantia da proteção integral a nossas crianças e adolescentes através do fortalecimento do trabalho em rede.
Entre os principais temas debatidos no evento, as políticas públicas, a legislação e as formas de garantir a proteção das crianças e dos jovens foram os mais abordados. “Este é um momento importante de enfrentamento a uma realidade forte. Nossa responsabilidade é garantir a proteção destes jovens. Temos que entender que não é um problema da sociedade, é da humanidade e, por isso, temos que contribuir com essa proteção por meio de políticas públicas eficazes”, finalizou o gestor buritibravense.
“Nosso município tem avançado nessa política de cuidar e proteger. Temos que avançar mais. Não é possível olhar para estas crianças de forma fragmentada. O contexto é amplo e, por isso, deve ser tratado de forma geral, unindo forças”, Falou a presidente do CMDCA, Silvana Silva.
A representante do Ministério Público, Juliana Soares, apontou que os casos de violência são rotineiros nas cidades do interior do Estado e nas redes de saúde. “A cada ano nos deparamos com este tipo de violência. A sensação de impotência é enorme e, por isso, precisamos aprimorar essa rede para diminuir cada vez mais os casos. Eventos como esse mostram que estamos olhando com carinho para a causa”. Afirma.
Além do prefeito Cid Costa, também estiveram no fórum a secretária adjunta de desenvolvimento social, Pedra Pereira, a secretária de administração, Vera Costa, a secretária adjunta de educação, Francilete Rodrigues, o presidente do conselho tutelar, Welton Silva, o presidente da Câmara, Wermeson Moraes, a articuladora do selo UNICEF em Buriti Bravo, professora Alessandra Keyte, a representante do Ministério Público, Juliana Soares, a representante da Policia Civil, agente Ana Lucia, vereadores, secretários, representantes religiosos, pais e sociedade civil organizada.
O fórum teve apresentações das crianças da creche Socorro Moreira Lima, e do Coral do Projeto Crescer, da Igreja Batista. Durante o mês de maio são realizadas palestras sobre o tema nas escolas e na comunidade, encerrando com uma grande caminhada no dia 18 de maio. Uma campanha que já vem sendo realizada há seis anos em Buriti Bravo.