Consórcio CIDR Sertão realiza evento em Buriti Bravo e apresenta estratégias

Autoridades municipais de Buriti Bravo e do Médio Sertão Maranhense, como, secretários, vereadores, técnicos municipais e sociedade civil organizada estiveram reunidos na terça-feira (24), no plenário da Câmara Municipal, durante reunião técnica sobre sensibilização do Programa de Desenvolvimento do Médio Sertão Maranhense que pleiteia a elaboração de Planos Diretores Territoriais dos Consórcios Públicos Intermunicipais, realizada pela Federação Maranhense dos Consórcios Públicos Intermunicipais (Femaci) em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan) e do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc).
Cid Costa, prefeito de Buriti Bravo, que é presidente do Consorcio CDR – Sertão deu boas vindas a todos e disse que o município está de portas abertas e preparado para auxiliar na elaboração das estratégias de políticas publicas que possam somar com esse importante desafio que a região passa. “Não só Buriti Bravo, mais também todas as cidades da nossa região, carecem de mais investimentos nos diversos setores, tudo que se avizinha no horizonte com a bandeira do crescimento e dos avanços, será bem vindo. Esse trabalho que estamos iniciando e ajudando na sua propagação, vai fomentar o desenvolvimento e atração de riquezas num todo para o Médio Sertão”. Disse o gestor.
A discussão teve como mediadores o secretário-geral da Femaci, Ronald Damasceno e sua equipe técnica. Todos explanaram sobre a importância da definição correta da série de instrumentos e práticas inovadoras que devem nortear a atuação dos governos municipais na orientação e no controle da expansão das cidades, com foco no crescimento de maneira regionalizada.
A Femaci apresentou proposta de Elaboração de Planos Diretores Territoriais que serão implementadas em todas as regiões de consórcios intermunicipais.
As reuniões seguirão para São João dos Patos e Pastos Bons, até o dia 28 de Abril, ainda em forma de apresentação do projeto que visa definir bases do Termo de Cooperação que norteará os trabalhos em outras cidades.